domingo, 15 de abril de 2018

Importância dos fungos

   Os fungos são vitais para o ecossistema, sua importância esta presente em varias áreas como na alimentação, na medicina e na decomposição de alguns alimentos.Falaremos um pouco dessa importância nessa publicação.

Alimentação:

   Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana. É o caso dos cogumelos, como o champignon (Agaricus bisporus e A. campestris) e o shitake (Lentinula edodes). Outros fungos são utilizados na produção de alimentos, como as leveduras que são utilizadas para fazer pão, bolos, etc.     Esses fungos são usados, pois quando adicionados na massa realizam um processo chamado fermentação, através do qual produzem gás carbônico, liberado neste processo, cria pequenas bolhas de gás no interior na massa, fazendo com que o pão cresça e fique fofinho. Há os que são utilizados na fabricação de queijos, como o Penicillium roqueforti, utilizado na produção do queijo roquefort, e o Penicillium camembertii, utilizado na fabricação do queijo camembert.
   A produção de bebidas é realizada através da fermentação de diferentes ingredientes como a uva pra fazer o vinho, a cevada pra a cerveja, a cana para a água ardente, o arroz para o saque.
   Na agricultura, espécies como a Metarrhizium anisopliae, Beauveria bassiana e Nomuraea rileyi são utilizadas no controle biológico de besouros, cigarrinhas e outros organismos nocivos às plantações.
   Temos também as trufas que além de interferirem na alimentação sendo colocadas em vários pratos exóticos, interfere também na economia em decorrência da dificuldade para encontra-la, pelo seu alto custo no mercado e pela grande procura para sua compra.
Medicina:
   Os fungos também são utilizados na produção de antibióticos, medicamentos que combatem infecções causadas por bactérias. A penicilina foi o primeiro antibiótico a ser produzido a partir do fungo Penicillium notatum, descoberto em 1928 pelo Dr. Alexander Fleming.
   Outro medicamento de grande importância para a medicina moderna, isolado a partir de um fungo é a cyclosporina, que torna possível os transplantes de órgãos ao reduzir a rejeição dos órgãos transplantados pelo sistema imunológico.

Decomposição:

   Os fungos desempenham importante papel no equilíbrio da natureza, pois, como as bactérias, exercem o papel de decompositores, degradando o corpo de animais e vegetais mortos ou, então, restos desses organismos, como folhas e frutos, peles, fezes etc. Dessa maneira, transformam a matéria orgânica em matéria inorgânica simples, que pode ser reaproveitada por outros seres vivos.    As espécies que se nutrem de restos de outros seres vivos recebem o nome de espécies sapróbias.
   Algumas espécies de fungos estabelecem associações que são benéficas tanto para eles quando para os hospedeiros. Este tipo de relação é chamado de mutualismo. Dois exemplos são os líquens e as micorrizas. Os líquens são formados pela associação, principalmente, de ascomicetos com algas verdes ou cianobactérias. Nessa associação ambos são beneficiados, uma vez que o fungo protege a alga ou cianobactéria contra ressecamento e estas lhe oferecem matéria orgânica. A existência de líquens permite a colonização de novos ambientes, já que estes organismos degradam rochas e auxiliam na formação do solo, propiciando o estabelecimento de novas espécies ao longo do tempo. Líquens, ainda, têm capacidade antibacteriana, e são utilizados como matéria prima na fabricação de corantes, perfumes finos, geleias. Já as micorrizas são associações entre fungos e raízes de plantas.      Nesses casos, os fungos se alojam nas raízes das plantas, assim ajudam a planta a obter nutrientes, tais como o fósforo, e as plantas, por sua vez, fornecem energia e carbono suficientes para sua sobrevivência.

Fungos Parasitas:

   Existem fungos que são parasitas, isto é, que obtêm nutrientes de outros seres vivos, prejudicando-os, causando doenças ou até a morte de plantas e animais, inclusive seres humanos.
   A ferrugem do café, causada pelo fungo Hemileia vastatrix, é uma doença que ataca as plantações de café (gênero Coffea) e que pode dar muita dor de cabeça a agricultores. A reação da planta à ação do fungo varia entre as espécies variadas do gênero Coffea. O fungo se desenvolve em manchas de coloração amarelo-alaranjada e pode tomar a planta inteira se não for controlada.
   Muitos fungos parasitas são causadores de micoses de pele, do couro cabeludo, das unhas ou são culpados pelas frieiras nos pés. Quando encontram condições de umidade e calor, os fungos podem se estabelecer e crescer, gerando muito desconforto e necessidade de tratamento. Um exemplo muito comum são os fungos do gênero Malassezia, que são responsáveis pelas manchinhas brancas na pele que algumas pessoas desenvolvem quando se bronzeiam – a famosa micose de praia ou pano branco.
   Este é um exemplo bizarro do poder de um parasita sobre seu hospedeiro. Formigas infectadas por pelo fungo da espécie Ophiocordyceps unilateralis viram “zumbis”. O fungo se aloja no cérebro da formiga, mas ela não morre imediatamente. Antes ela sai andando – influenciada pelo seu parasita – até chegar a um local com pequenas plantas, ideal para o crescimento e reprodução do fungo.

Curiosidades:

   Um fungo muito estudado do ponto de vista farmacêutico foi o ascomiceto Claviceps purpurea, popularmente conhecido como ergotina. Foi dele que se extraiu originalmente o ácido lisérgico, ou LSD, substância alucinógena que ficou famosa na década de 1970.


Bibliografia:

https://www.biologiatotal.com.br/blog/conheca-4-exemplos-de-fungos-parasitas.html https://brasilescola.uol.com.br/biologia/a-importancia-dos-fungos-para-os-seres-humanos.htm https://educacao.uol.com.br/disciplinas/ciencias/fungos-o-que-sao-e-qual-e-a-importancia-dos-fungos.htm https://www.coladaweb.com/biologia/importancia-fungos http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/importancia-dos-fungos-na-alimentacao-meio-ambiente.htm http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/importancia-dos-fungos-1.htm https://biologianet.uol.com.br/biodiversidade/fungos.htm http://etecpj2d.blogspot.com.br/2009/11/resumo-fungos-na-industria-alimenticia.html http://www.microbiologia.ufrj.br/portal/index.php/pt/destaques/novidades-sobre-a-micro/659-o-papel-dos-fungos-na-industria http://etecpj2d.blogspot.com.br/2009/10/resumo-fungos-na-industria-farmaceutica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário