sábado, 14 de abril de 2018

Exercícios Capítulo 2


1.Observe a representação esquemática da célula bacteriana abaixo e, de acordo com seus conhecimentos, responda:

a) O tipo celular representado pertence a um organismo eucarionte ou procarionte? Justifique.
          R:O tipo ccelular pertence a um organismo procarionte devido a ausência de envoltório nuclear nas bactérias, sendo assim, seu material genético é um cromossomo circular contituido de DNA, que fica imerso no citoplasma.
b) Quais os nomes das estruturas A e B?
          R: As estruturas A e B são respectivamente parede celular e cromossomos.
c) Cite duas situações em que as bactérias são benéficas e duas em que são prejudiciais aos seres humanos.
          R: Benéficas:
*Bactérias que vivem no intestino e ajudam na decomposição de resíduos que não foram digeridos corretamente, além de fornecer ao corpo humano vitaminas .
* Bactérias utilizadas na indústria farmacêutica para produção de antibióticos e vitaminas. 
Maléficas:
*Bactérias causadoras de doenças graves.
*Bactérias decompositoras de alimentos.
2. (IFCE) O fenômeno das ‘’ florações de cianobactérias’’, nos ambientes aquáticas de abastecimento, tem causado grande preocupação em razão da natureza nefrotóxica e hepatológica de certas cianobactérias que, em geral, proliferam nos mananciais eutrofizados, como consequência de excesso de nutrientes presentes na agua e das condições ambientais propicias. Considere p exposto e responda:
a) Que são cianobactérias? A que reino pertence esse grupo de organismos?
          R: As cianobactérias são seres autotróficos fotossintetizantes que vivem em ambientes aquáticos e são produtores de grande parte do oxigênio atmosférico. Esse grupo de organismos pertence ao reino das eubactérias.
b) Como esses organismos se classificam no ponto de vista nutricional?
          R: No ponto de vista nutricional, esses organismos se classificam como produtores, que capturam energia luminosa e sintetizam a matéria orgânica.
c) Sendo procariontes, que componentes estruturais estão presentes me suas células?
          R:Por serem procariontes, os componentes presentes em suas células são: parede celular, ribossomo, cromossomo, camada gelatinosa, grânulo de pigmentos, membrana plasmática, lamela fotossintetizante e inclusões.
3. (Vunesp-SP) Em relação às doenças: gripe, paralisia infantil, gonorreia, amarelão, cólera, tuberculose e febre amarela, pergunta-se:
a) Quais delas são passiveis de tratamento com antibiótico? Por quê?
          R: As doenças passiveis de tratamento com antibióticos são: cólera, tuberculose e gonorreia pois são doenças bacterianas e as mesmas tem como tratamento o uso de antibióticos para a eliminação ou controle do crescimento desses organismos.
b) Quais delas teriam sua incidência diminuída pela dedetização? Por quê?
          R: A Cólera e a tuberculose pois, diferentemente da gonorreia que é uma DST, são transmitidas através da contaminação da bactéria ao entrar em contato com recintos e objetos contaminados, algo que teria uma menor incidência se a dedetização ocorresse.
4. (UFRJ)Um dos armários do laboratório da escola apareceu com pontos e fios brancos em suas portas, do lado interno. Um dos alunos identificou os pontos e os fios brancos como sendo um tipo de mofo. Para elimina-lo, passou um pano embebido em álcool na porta, até limpa-la totalmente. Na semana seguinte, para a surpresa do aluno, os pontos e os fios reapareceram. A partir dos seus conhecimentos a respeito da estrutura e biologia dos fungos, explique por que o mofo reapareceu.
          R: O mofo reapareceu pois o álcool não elimina os corpos de frutificação( estrutura reprodutiva), apenas age nos micélios do fungo, não eliminando assim por completo o mofo no móvel.
5. (Vunesp-SP) Fungos e bactérias têm sido considerados, por muitos, os "vilões" entre os seres vivos. Sabemos, entretanto, que ambos apresentam aspectos positivos e desempenham importante funções ecológicas.

a) Cite uma forma pela qual bactérias e fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientes minerais.

            R: Os fungos podem contribuir para a reciclagem de nutrientes minerais através das micorrizas, associações mutualísticas entre fungos e raízes de plantas, decompondo a matéria orgânica do solo e fornecem à planta água e minerais.

b) Cite um exemplo de conquista científica no combate a infecções que foi possível a partir da utilização de fungos.

            R: Um exemplo são os antibióticos feitos a partir dos fungos.


6. (Fuvest-SP) Os liquens são formados pela associação de dois tipos de organismos.

a) Quais são eles?

            R: Algas ou cianobactérias.

b) Explique o tipo de interação entre esses dois organismos.

            RMutualismo.


7. (UFPA) Artigos publicados recentemente na revista Science, baseado em análise molecular, sugerem que os fungos deveriam ser incluídos no grupo Metazoa. É interessante porque há muito que se sabe que os fungos possuem algumas características típicas do reino Metazoa. Cite três dessas características.

            R: Eucarionte; heterotróficos; armazena glicogênio.

8. Leia a nota a seguir, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo em 4 dez. 2011.

A doença que a enchente espalha

A temporadas das chuvas já começou e, com ela, chegam também as enchentes.

Em São Paulo completam-se, no dia 25 de janeiro próximo, 457 anos de inundações sempre presentes nesta época do ano. Essas águas são contaminadas pelas bactérias presentes na urina dos ratos, que transmite a leptospirose aos seres humano.Pequenas lesões na pele de quem está dentro dessas águas, ou ingestão de alimentos e bebidas que entraram em contato com o líquido, levam à infecção, que pode até afetar irremediavelmente o fígado.
A doença, em fase inicial, pode ser confundida com uma virose, ao causar sintomas como febre, dor de cabeça e dores musculares. O risco para a saúde das pessoas sitiadas por uma enchente é tanto que especialistas recomendam o uso de um antibiótico como profilaxia. [...]

ABRAMCZYK, J. A doença que a enchente espalha.

            Folha de S.Paulo, 4 dez. 2011. Fornecido pela Folhapress. Disponível em: <https://www1,folha.uol.com.br/fsp/saudes/12792-a-doença-que-a-enchente-espalha.shtml>. Acesso em: maio 2016


a) A leptospirose é causada por qual tipo de agente infeccioso?

            R: O agente causador da leptospirose é uma bactéria espiroqueta móvel, não capsulada, do gênero Leptospira. Todas as leptospiras patogênicas são pertencentes à espécie Leptostpira interrogans. No entanto foram identificados mais de 200 sorotipos pertencentes à essa espécie.

b) Por que a leptospirose é " a doença que a enchente espalha”, como afirma o título da nota?

            R: A leptospirose é " a doença que a enchente espalha” porque nas inundações, as águas são contaminadas pelas bactérias presentes na urina dos ratos, que transmite a leptospirose aos seres humano.


2 comentários: