sexta-feira, 9 de março de 2018

Vírus

O QUE SÃO VÍRUS?



Vírus são partículas infecciosas, de natureza nucleoproteica, de dimensões geralmente inferiores a 0,2 micra e, consequentemente, filtráveis em filtros bacteriológicos e visíveis somente ao microscópio eletrônico. São parasitas intracelulares obrigatórios, formando geralmente só em presença de células vivas e dão facilmente lugar a mutações. Induz a célula parasita a formar réplicas, tanto do ácido nucléico como da capa protéica.


Vírus













CARACTERÍSTICAS GERAIS DE UM VÍRUS

1) PATOGENICIDADE 

Agente Patogênico (Causa doença) e Parasita intracelular obrigatório (Pois dependem de uma célula viva para se reproduzir).

2) COMPOSIÇÃO QUÍMICA 

Capsídio (ou cápside): Capa protetora de proteínas
E ácido nucleico: DNA ou RNA.

3) ACELULAR (SEM ORGANIZAÇÃO CELULAR) 

Sem células, sem metabolismo, sem movimento, são incapazes de crescer em tamanho e de se dividir por conta própria.
            
                                            

                                             Tipos de Vírus

       Os vírus são classificados em dois tipos: Vírus não envelopado e Vírus envelopado.


                               
Envelope: Constituído por uma camada bimolecular de lipídios da célula hospedeira, com proteínas especificas codificadas pelo genoma viral. Essas proteínas são necessárias para que o virion reconheça a célula hospedeira e para se ligar a ela.

Capsídio:   Constituído  por proteínas virais especificas (proteínas ligantes) codificadas pelo genoma viral.

Genoma:      O genoma viral é constituído por DNA ou RNA ou ambos (DNA e RNA) em diferentes etapas de seu ciclo de vida.








                                             Como se Reproduzem??

    A reprodução dos vírus só acontece no interior da célula hospedeira. Por essa condição, eles acabam sendo considerados parasitas intracelulares, ou seja, utilizam a estrutura celular hospedeira, com todo o seu material genético, para então se reproduzirem.
Durante o processo de reprodução, os vírus passam por dois ciclos distintos - o ciclo lisogênico e o ciclo lítico:
 Ciclo Lítico 
  O vírus coloca o seu material genético na célula hospedeira e domina o seu metabolismo por meio dos processos de adsorção e penetração. Isso acontece de forma direta, quando o material genético do vírus é colocado na célula, deixando sua estrutura proteica para o lado de fora.
Acontece também por fusão do envelope viral, quando a camada proteica do vírus se funde à membrana celular. E, por último, o processo acontece por endocitose, quando os receptores químicos da membrana da célula realizam a fixação do vírus. 
Ciclo Lisogênico
  Como o ciclo lítico, o vírus dependente do ciclo lisígeno necessita exclusivamente da infecção da célula para poder se reproduzir, mas diferentemente do primeiro, ele não destrói o organismo para depois se espalhar pelo corpo. Dentro do ciclo lisogênico o vírus mistura seu material genético ao genoma da célula, possibilitando assim sua reprodução.
Quando o vírus de ciclo lisogênico infecta uma célula, a mesma não perde o controle de suas funções, muito pelo contrário, é fundamental que a célula mantenha seu metabolismo reprodutor intacto, pois é a partir disso que o vírus vai se multiplicar no corpo.
Ao infectar o genoma da célula, o vírus de característica lisogênico passa a fazer parte da mesma, como um legitimo parasita. Com isso, durante a mitose (o ciclo de reprodução celular), todas as novas células produzidas já estarão infectadas pelo vírus que foi reproduzido em conjunto a mitose.
Outros processos fundamentais na reprodução do vírus são a síntese, a montagem e a liberação:
Síntese – O vírus começa a comandar todas as atividades metabólicas da célula que o hospeda.
Montagem – Os vírus começam a produzir novos parasitas em grande quantidade.
Liberação – Os vírus produzem a enzima viral, chamada de lisozima, que leva à ruptura da célula hospedeira, infectando as células vizinhas.
Com essa reprodução assexuada, os vírus se multiplicam e tomam conta de organismos vivos diversos, podendo, inclusive, causar várias doenças aos seres humanos.

Fonte:Vírus. Características gerais dos vírus - Mundo EducaçãoA estrutura dos vírus - Organização estrutural dos seres vivos - Colégio WebBIOLOGIA - CIÊNCIA DA VIDA: 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário