segunda-feira, 19 de março de 2018

História da Classificação
a classificacao classica tem inicio em platao, que em seu dialogo ´´politico´´, introduziu a ideia de agrupar objetos segundo a suas semelhanças.Aristoteles por sua vez  aplicou esse esquema em sua classificaçao natural dev plantas e animais.
Aristoteles
Ele foi um filósofo grego de referência para esses estudos Como não existiam os microscópios, os estudiosos da época somente conseguiam analisar os organismos a olho nu. Em suas observações constatou que alguns deles possuíam características em comum e, a partir daí, percebeu que eles poderiam ser classificados em uma hierarquia ou escala.
Assim, ele dividiu os grupos de organismos com base em dois critérios: as plantas eram classificadas como seres que não se moviam e os animais, por aqueles que se moviam. Focou no estudo com os animais, tanto é que escreveu o livro Historia Animalium, em que descreveu animais, chamando-os de espécie. Criou as categoriais dos mamíferos e das aves, além disso, dividiu os seres em invertebrados e vertebrados. Criterio usado por ele: criterio ambiental.
Avanço 
Novas descobertas com relação ao tema começaram a surgir novamente após 1665, quando o inglês Robert Hooke, um cientista, descreveu uma célula ao observar uma cortiça em um microscópio de luz. Com essa novidade, os cientistas precisavam descobrir uma forma de classificar as espécies encontradas.
Von Linné
Em 1735, o botanico propôs a classificação dos seres em grupos, os quais chamou de táxons. Em seu trabalho ele sugeriu a classificação em grupos de maior abrangência, denominados de reinos, até grupos de menor abrangência, os quais chamou de espécie. As categorias propostas por Lineu foram: reino, classe, ordem, gênero e especie.
Nos dias atuais as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu.
 Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes. Os filos, por sua vez, agrupam classes semelhantes, as quais agrupam ordens semelhantes, que agrupam famílias, que agrupam gêneros semelhantes. Nos gêneros, são agrupadas espécies semelhantes, que é a categoria taxonômica mais básica da classificação. Podemos definir espécie como um grupo de organismos que se reproduzem entre si e são capazes de produzir descendentes férteis.Sistema de classificação biológica

http://www.kerdna.com.br/meio-ambiente/classificacao-dos-seres-vivos/
https://www.coladaweb.com/biologia/reinos/classificacao-biologica
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/classificacao-biologica.htm

sexta-feira, 9 de março de 2018

Vírus

O QUE SÃO VÍRUS?



Vírus são partículas infecciosas, de natureza nucleoproteica, de dimensões geralmente inferiores a 0,2 micra e, consequentemente, filtráveis em filtros bacteriológicos e visíveis somente ao microscópio eletrônico. São parasitas intracelulares obrigatórios, formando geralmente só em presença de células vivas e dão facilmente lugar a mutações. Induz a célula parasita a formar réplicas, tanto do ácido nucléico como da capa protéica.


Vírus













CARACTERÍSTICAS GERAIS DE UM VÍRUS

1) PATOGENICIDADE 

Agente Patogênico (Causa doença) e Parasita intracelular obrigatório (Pois dependem de uma célula viva para se reproduzir).

2) COMPOSIÇÃO QUÍMICA 

Capsídio (ou cápside): Capa protetora de proteínas
E ácido nucleico: DNA ou RNA.

3) ACELULAR (SEM ORGANIZAÇÃO CELULAR) 

Sem células, sem metabolismo, sem movimento, são incapazes de crescer em tamanho e de se dividir por conta própria.
            
                                            

                                             Tipos de Vírus

       Os vírus são classificados em dois tipos: Vírus não envelopado e Vírus envelopado.


                               
Envelope: Constituído por uma camada bimolecular de lipídios da célula hospedeira, com proteínas especificas codificadas pelo genoma viral. Essas proteínas são necessárias para que o virion reconheça a célula hospedeira e para se ligar a ela.

Capsídio:   Constituído  por proteínas virais especificas (proteínas ligantes) codificadas pelo genoma viral.

Genoma:      O genoma viral é constituído por DNA ou RNA ou ambos (DNA e RNA) em diferentes etapas de seu ciclo de vida.








                                             Como se Reproduzem??

    A reprodução dos vírus só acontece no interior da célula hospedeira. Por essa condição, eles acabam sendo considerados parasitas intracelulares, ou seja, utilizam a estrutura celular hospedeira, com todo o seu material genético, para então se reproduzirem.
Durante o processo de reprodução, os vírus passam por dois ciclos distintos - o ciclo lisogênico e o ciclo lítico:
 Ciclo Lítico 
  O vírus coloca o seu material genético na célula hospedeira e domina o seu metabolismo por meio dos processos de adsorção e penetração. Isso acontece de forma direta, quando o material genético do vírus é colocado na célula, deixando sua estrutura proteica para o lado de fora.
Acontece também por fusão do envelope viral, quando a camada proteica do vírus se funde à membrana celular. E, por último, o processo acontece por endocitose, quando os receptores químicos da membrana da célula realizam a fixação do vírus. 
Ciclo Lisogênico
  Como o ciclo lítico, o vírus dependente do ciclo lisígeno necessita exclusivamente da infecção da célula para poder se reproduzir, mas diferentemente do primeiro, ele não destrói o organismo para depois se espalhar pelo corpo. Dentro do ciclo lisogênico o vírus mistura seu material genético ao genoma da célula, possibilitando assim sua reprodução.
Quando o vírus de ciclo lisogênico infecta uma célula, a mesma não perde o controle de suas funções, muito pelo contrário, é fundamental que a célula mantenha seu metabolismo reprodutor intacto, pois é a partir disso que o vírus vai se multiplicar no corpo.
Ao infectar o genoma da célula, o vírus de característica lisogênico passa a fazer parte da mesma, como um legitimo parasita. Com isso, durante a mitose (o ciclo de reprodução celular), todas as novas células produzidas já estarão infectadas pelo vírus que foi reproduzido em conjunto a mitose.
Outros processos fundamentais na reprodução do vírus são a síntese, a montagem e a liberação:
Síntese – O vírus começa a comandar todas as atividades metabólicas da célula que o hospeda.
Montagem – Os vírus começam a produzir novos parasitas em grande quantidade.
Liberação – Os vírus produzem a enzima viral, chamada de lisozima, que leva à ruptura da célula hospedeira, infectando as células vizinhas.
Com essa reprodução assexuada, os vírus se multiplicam e tomam conta de organismos vivos diversos, podendo, inclusive, causar várias doenças aos seres humanos.

Fonte:Vírus. Características gerais dos vírus - Mundo EducaçãoA estrutura dos vírus - Organização estrutural dos seres vivos - Colégio WebBIOLOGIA - CIÊNCIA DA VIDA: 2015.


quarta-feira, 7 de março de 2018

DOENÇAS BACTERIANAS


O que são doenças bactérianas?
As bactérias são seres que podem se desenvolver tanto isoladamente como também em colônias, e são utilizadas na produção de diversos alimentos, mas grande parte das doenças afetam nós humanos são provocadas por elas. Essas infecções ocorrem geralmente pela inalação ou ingestão desses organismos.

Quais são as principais doenças?
As principais doenças causadas por bactérias são bem conhecidas, como por exemplo, a tuberculose, o tétano, a meningite, a coqueluche, a hanseníase e a cólera, além das principais DSTs, como a sífilis, clamídia e gonorreia.

Como se prevenir?
Sua prevenção na maioria dos casos pode ser feita por meio da vacinação e de medidas simples, como lavar as mãos com frequência, e lavar ou ferver os alimentos antes de comer. Ou ainda, por meio de antibióticos.

Algumas doenças (e seus gif's demonstrativos):

🍃 Tuberculose:

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que ataca os pulmões causando uma tosse persistente, perda de peso, cansaço, febre, etc. Hoje ela é tratável, e sua principal prevenção é pela vacia BCG, aquela que deixa uma marquina no braço, administrada desde o seu primeiro dia de vida.

🍃 Hanseníase:
Mais conhecida como lepra, ela é causada pela bactéria Mycrobacterium leprae, e não há vacinação para ela. É transmitida através de contato direto, e causa lesões na pele que atingem o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa perca a sensibilidade ao tato, dor e temperatura na região afetada.

🍃 Coqueluche:
Seu sintoma principal é conhecido por uma tosse comprida, causada pela bactéria Bordetella pertussis, e é transmitida através do ar por pessoas doentes com gotículas de saliva contaminada. Seu tratamento é feito com antibióticos e a prevenção é feita por vacinação.


Curiosidades:
🍄 Pertencem ao reino Monera;
🍄 Alguns fungos do Gênero Penicillium possuem a capacidade de eliminar bactérias!!!!!!!! Graças a isso, a penicilina tornou-se um eficaz meio de se curar doenças que, uma vez, eram mortais; e ainda serviu de ponto de partida para a criação de novos antibióticos;

Fontes:
https://minutosaudavel.com.br/quais-sao-as-principais-doencas-bacterianas/
https://biologianet.uol.com.br/doencas/doencas-bacterianas.htm
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/doencas-por-bacterias.htm
https://descomplica.com.br/blog/biologia/10-doencas-causadas-por-bacterias-que-voce-precisa-saber-para-o-enem/