domingo, 22 de julho de 2018

ATIVIDADES RESOLVIDAS


ATIVIDADES...

1. Sobre as esponjas do mar, responda:
a)A qual filo pertencem? As esponjas do mar pertencem ao filo Porífera, pertencente ao Reino Animalia .Quais as principais características dos animais desse filo?Os animais desse filo caracterízam-se pela pouca complexidade que se dá pela ausência de tecidos verdadeiros, portanto, ausência de órgãos, oque os torna os animais mais simples do Reino Animalia, o qual o filo pertence.
b) O átrio das esponjas é uma estrutura análoga a cavidade digestória dos cnidários? Justifique sua resposta. Não, pois o átrio, presente nos poríferos, não é uma cavidade digestória, já que os mesmos não possuem sistema digestório, eles apenas praticam a digestão intracelular.A cavidade digestória por sua vez é um avanço evolutivo presente nos cnidários, assim como o sistema nervoso.
c) Explique o processo digestivo dos poríferos.
Devido a ausência de um sistema digestivo nos Poríferos, a digestão é feita de forma intracelular, na qual a agua com partívulas em suspensão entra pelos poros do animal, é absorvída no átrio e o que não foi proveitoso é eliminado pelo ósculo.
d) Considerando que as esponjas são animais sésseis, explique a vantagem adaptativa da presença da larva nadante( denominada anfiblástula) no ciclo de vida desses organismos. O estágio larval proporciona aos animais de estrutura séssil, limitada no que diz respeito a mobilidade, a exploração do ambiente e novos locais.




2. ( Unicamp-SP) Alguns hidrozoários coloniais, como a Obelia sp, ocorrem na natureza sob forma de pólipos e medusas.
a) Como uma colônia destes hidrozoários se origina? E como esta colônia dá origem a novas colônias?A colônia desses animais é formada por meio de reprodução assexuada (geralmente brotamento) do pólipo. Uma colônia dá origem a outra colônia por metagênese. Na metagênese as medusas se formam através de reprodução assexuada (gemiparidade) que ocorre nos pólipos. Por reprodução sexuada, as medusas formam o zigoto e deste origina-se a larva plânula a qual dá origem a um novo pólipo.
b) Que estrutura comum aos pólipos e medusas é encontrada somente neste filo? Qual sua função?A estrutura é o cnidoblasto ou cnidócito, a célula urticante dos cnidários.Essas células realizam a defesa e a captura dos alimentos.


3. Leia o texto abaixo:
             Nas praias lotadas do litoral do Paraná, os salva-vidas nunca precisaram tanto de vinagra. “ Esse é o segundo vidro já”, aponta um salva-vidas. É o melhor remédio contra queimaduras de água-viva, que vêm atingindo centenas de pessoas por dia desde a semana passada [...]
a) A que grupo pertencem os animais causadores dessas queimaduras?As águas-vivas pertencem ao filo dos Cnidários ou celenterados.
b) Explique o mecanismo pelo qual esses animais são capazes de, pelo simples contato, matar pequenos animais ou causar irritações cutâneas em seres humanos.Esse mecanismo no texto referido  é uma característica peculiar da espécie. A água do mar entra no cnidócito e nematocistos cheios de toxina, os quais sao ejetados e, como uma agulha hipodérmica, esses filamentos penetram no corpo trazendo a sensação de queimadura.
4.  (Unicamp-Sp) Explique de maneira comparativa duas características que permitem considerar os moluscos mais complexos que os celenterados( cnidários).
Os Cnidários por serem diblásticos (dois folhetos embrionários) possuem simetria radial, sistema nervoso difuso e ausência de sistemas. Já os Moluscos por serem triblásticos (três folhetos embrionários) possuem simetria bilateral, cefalização (sistema nervoso organizado), sistema muscular e outros sistemas completos (digestório, circulatório, respiratório, excretor).


5.No ser humano, quando a massa alimentar chega ao intestino grosson praticameente todos os nutrientes já foram absorvidos.A massa de resíduos não aproveitados, parcialmente solidificada pela reabsorção de água, constitui as fezes, que são eliminadas pelo ânus.Há, porém, animais dotados de um intestino cego em sua extremidade posterior, onde não existe o ânus.Sendo um tubo digestório incompleto, os resíduos tornam a boca e são regurgitados.
    a) Cite dois animais de filos distintos que apresentam tubo digestórios incompleto .
Hidras e Planárias.
    b) Explique as vantagens da existência de uma cavidade digestória com boca e ânus.  
A maior absorção dos nutrientes, em relaçao ao sistema digestório incompleto.

6. ( PUC-RJ) O desenvolvimento embrionário pode ser usado para organizar os filos animais de acordo com as diferentes sequências de estágios e graus de complexidade corporal gerados.Descreva as fases iniciais do desenvolvimento embrionário dos animais e diferencie animais diploblásticos de triploblásticos, protostômios de deuterostômios e celomados de acelomados.
O zigoto, formado pela união do espermatozoide e do Ovulo, se divide várias vezes para formar um cacho de células chamado mórula. A morula se transforma em uma esfera oca, a blástula, cuja cavidade ê chamada de blastocele. O estágio seguinte é chamado de gástrula, onde é possível identificar duas camadas distintas de células, que são a ectoderme e a endoderme. Um terceira camada, a mesoderme, se desenvolve em alguns grupos animais. Os animais diploblásticos são aqueles que desenvolvem apenas a ectoderme e endoderme enquanto os triploblásticos desenvolvem, além desses dois tecidos embrionários, um terceiro que é a mesoderme. Nos protostômios, o blastóporo (abertura do arquêntero para o meio exterior) dará origem à boca enquanto nos deuterostômios dará origem ao ânus. 
Nos animais celomados, durante o desenvolvimento embrionário, surge uma cavidade no meio da mesoderme chamada de celoma. Essa cavidade embrionária formará a cavidade geral do corpo do adulto, situada entre a epiderme e o tubo digestório. Os animais que não formam celoma são chamados de acelomados e aqueles que possuem uma cavidade no corpo que não se formou a partir da mesoderme, mas, sim , da blastocele são chamados de pseudocelomados.

terça-feira, 17 de julho de 2018

Equinodermos


Características Gerais

  •  Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, simetria radial.
  •  Os equinodermos apresentam uma grande diversidade de formas, tamanhos e modo de vida.
  •  São animais de vida livre e isolados, poucas espécies vivem fixas em um substrato. Um exemplo de equinodermo séssil é o lírio-do-mar.
  •  Quase todos os sistemas de um equinodermo, como o digestivo, o nervoso, e o reprodutor, ficam dentro do esqueleto calcário. Esse é recoberto por uma fina camada de epiderme.
  • Algumas espécies podem apresentar espinhos na superfície do corpo.

Reprodução

  •  A fecundação é sexuada. Os equinodermos são, em sua maioria, animais dióicos.
  •  A fecundação externa ocorre através dos orifícios das placas genitais, de onde os gametas saem para a água.
  •  os zigotos formados geram larvas, que nadam durante algum tempo, fixando-se a um substrato e, por meio de metamorfose, originam os adultos. Por isso, o desenvolvimento é indireto.

Sistema Digestório

  •  Os equinodermos apresentam sistema digestório completo com boca, esôfago, intestino e ânus.O estômago é encontrado apenas em equinodermos carnívoros.
  •  A maioria das espécies alimentam-se de algas marinhas.Para isso, conta com a lanterna de Aristóteles, que consiste em um aparelho bucal que raspa o alimento.
  •  As espécies carnívoras, como a estrela-do-mar, alimentam-se de pequenos animais. Nesse caso, a digestão ocorre fora do corpo.
  •  A estrela-do-mar projeta o seu estômago e enzimas digestivas sobre o alimento, que começa  ser digerido. Somente depois, ele é conduzido para o interior do seu corpo, de modo a finalizar a digestão.

Sistema Respiratório

  •  A respiração dos equinodermos ocorre através das brânquias que ficam próximas à boca. O sistema ambulacrário também contribui com a respiração através da difusão.

Sistema Circulatório e Excretor

  •  O sistema circulatório ocorre através do sistema aquífero ou ambulacrário. Ele realiza a circulação de água dentro do corpo, permitindo o transporte de substância e a locomoção.
  •  Ao mesmo tempo, também permite a excreção, pois carrega as substâncias que precisam ser eliminadas do corpo

Classificação dos Equinodermos

ASTEROIDES: (ESTRELA DO MAR)

  •  A estrela do mar possui cinco braços dispostos como raios. Algumas chegam a ter quarenta braços.
  •  Na parte em contato com o substrato, os braços são formados por duas fileiras de pés ambulacrários, que permitem a movimentação e fixação.
  •  Na extremidade d ecada braço se encontram olhos rudimentares, que permitem localizar suas presas, como anelídeos, crustáceos e ostras.
  •  As estrelas do mar podem realizar autotomia, ou seja, a recuperação de um braço perdido, Além de que a regeneração de um braço cortado pode formar uma nova estrela do mar.
CRINOIDES: (LÍRIO DO MAR)     


  •  Ele possui uma base presa a u substrato, de onde saem cincos braços ramificados que dão ao animal um aspecto de planta.

  •  Utiliza como alimento os detritos que permanentemente caem em seus braços, que são cobertos por prolongamentos capazes de levar as partículas até a sua boca.



OFIUROIDES: (SERPENTE DO MAR)


  •  Um exemplo é a serpente do mar que possui um disco central do qual partem cisco braços dotados de movimentos ondulantes, que facilitam o deslocamento.
  •  A serpente do mar tem a boca na parte inferior, que fica em contato com o substrato, enquanto o ânus se localiza na face oposta.
  •  Seu alimento é constituído por moluscos, pequenos crustáceos e detritos sedimentares do fundo do mar
EQUINOIDES: (OURIÇO DO MAR)

  •  Ele apresenta corpo recoberto por espinhos venenosos, móveis, que são usados para seu deslocamento.
  •  Junto a boca, ele possui uma armação de cinco dentes chamada lanterna de Aristóteles. Com isso, ele raspa as rochas em busca de algas formando buracos onde esses animais se alojam.
  •  Apesar dos espinhos, pode ser atacado por diversos predadores, como peixes, estrela do mar e caranguejos.
HOLOTUROIDES: (PEPINO DO MAR)


  •  O pepino do mar ou holotúria, tem o corpo cilíndrico, dotado de minúsculas placas não unidas, que lhe dão uma consistência menos rígida.
  •  a maioria tem entre 5 e 30cm, com alguns exemplares podendo chegar a dois metros de comprimento.
  •  Quando atacado, pode eliminar parte de suas vísceras, como o intestino e as gônadas. O predador distraídos permite a fuga do pepino do mar, que depois de um tempo tem suas partes regeneradas